Proposta de mediação
Não existe uma única forma de executar o trabalho de mediação, a abordagem muda de obra para obra e de grupo para grupo. O que torna a mediação um trabalho minucioso, afinal, quais abordagens são possíveis? E quantas são possíveis? Qual a melhor indicada para o grupo que está diante de nós?
Le Monde Vomissant (O Mundo Vomitante), 2004. Chéri Samba
(acrílico e glitter sobre tela)
Quem é o artista?
Chéri Samba é um dos artistas africanos contemporâneos mais famosos, nasceu em 1956, no Congo. Vive e trabalha na França e no Congo. Sua obra está presente nas coleções do Centre Georges Pompidou, em Paris, e do Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 2007, participou da Bienal de Veneza. Suas pinturas quase sempre incluem um texto em francês e lingala (idioma falado no noroeste do Congo).
O que você sente a partir da observação da pintura?
Você consegue descrever tais sensações? Quais os sentimentos que a obra lhe causa?
Perguntas a respeito dos elementos presentes na obra:
Você consegue me descrever o desenho que está vendo?
Quais cores são predominantes?
Conseguem ler o que está escrito no quadro?
Proposições de caminhos possíveis:
A partir da observação dos elementos do quadro é possível dizer que há uma narrativa? Se sim, qual?
O título da obra é “Le Monde Vomissant” ou seja, “O Mundo Vomitante”. O que o mundo está vomitando? Porque esse mundo vomita?
Esse mundo tem rosto? Qual o rosto desse mundo?
O quadro é de 2004, qual mundo vivíamos em 2004? O que mudou no mundo de 2004 aos dias atuais?
Será que o mundo ainda continua vomitando?
A partir desses breves questionamentos é possível começar a tatear caminhos possíveis para acessarmos os discursos contidos na obra. Porém para isso é necessário a voz do observador.
Então pergunto, quais narrativas e discussões é possível construir a partir do “Le Monde Vomissant” do Chéri Samba?
Para conhecer o educador Jefferson Machado clique aqui
Comentários
Postar um comentário