Sem título, 2016. Véio. (1)





META(O)DOLOGIA 1 - Reconhecimento e Apropriação 

1. O que eu vejo?

Observe a forma. Eu conheço esse objeto?
Qual o tamanho desse objeto? Use objetos para comparar.
Quais cores aparecem nesse objeto?
Eu posso identificar o material com o qual o objeto se constitui?

2. O que significa?

O material desse objeto me remete a alguma importância?
Como eu acho que o objeto foi feito?
As cores que o ocupam, elas me dizem algo?

3. O que ressignifica?

Eu consigo narrar a história desse objeto através da forma que eu vejo e dos significados que eu encontrei?

4. Agora, eu conheço esse objeto?

observação: se quiser, continue.

REFLEXÃO DIANTE DA OBRA E UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL

Nunca vi essa forma, mas poderia ser um animal, do tamanho de um chimpanzé, ou um homem com nariz grande feito de madeira. Vejo azul claro, marrom cor de terra e branco. (processo 1)


Esse homem ou bicho parece posar para uma fotografia, está parado. Madeira pra mim é um material nobre, que serve para construir coisas muito importantes, como cadeiras, mesas, barcos. Mas também é um material que serve para construir árvores. Olhando o objeto, eu não acho que ele foi esculpido, parece que ele foi encontrado e pintado de azul, marrom e branco. Azul me lembra céu e água, e marrom me lembra terra ou lama. (processo 2)

“Bernardo é quase árvore. Silêncio dele é tão alto que os passarinhos ouvem de longe.”** Na minha história, esse objeto é um homem. E me lembrei da história de Josué de Castro, “Homens e Caranguejos”, um homem que vive um pouco na lama dos mangues e um pouco na água. Ou então o homem que saiu do sertão para viver na lama dos mangues. (processo 3)
Conheço um pouco, mas preciso conhecer melhor. Mas, será que preciso conhecê-lo melhor? Ou o que conheço basta? (processo 4)

observação: continuo.


*(Legenda: Sem Título, 2016. Tinta Acrílica e madeira. 165x35x58cm. 64.96x13.77x22.83in)
Imagem de uso público: http://www.deloox.com.br/posts/eventos/4443/Artista-sergipano-Veio-ganha-individual-em-Copacabana. Acesso 4/05/2020.
**Manuel de Barros


Para ver o processo de criação dessa mediação clique aqui

Comentários